Notícias pela manhã
Quase tão expressas quanto seu café...
21/02/2011:
Notícias
Número de mortos em protestos na Líbia chega a 233, diz organização
Milhares de pessoas vêm protestando contra o governo de Khadafi.
Filho do coronel disse na TV que a imprensa 'exagera no número de mortos'.
O número de mortos nos últimos quatro dias de protestos na Líbia chegou a pelo menos 233, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (21) pela organização internacional Human Rights Watch, que monitora o conflito por meio de fontes no país.
Segundo informações obtidas pela organização no hospital Al Jalaa, em Benghazi, cidade que concentra grande parte das manifestações, 50 pessoas morreram apenas neste último domingo. Já o hospital 7 October relatou outras 10 mortes, chegando a 60 o número de vítimas contabilizadas na cidade em apenas um dia. Ainda, de acordo com a Human Rights Watch, não foi possível entrar em contato com outros dois hospitais de Benghazi.
Milhares de pessoas vêm protestando nos últimos dias na região leste do país contra o governo do coronel Muammar Khadafi, no poder há 42 anos. Um de seus filhos disse nesta segunda-feira (21) que Khaddafi vai combater a revolta popular 'até o último homem em pé', depois que oposicionistas realizaram pela primeira vez manifestações na capital, Trípoli.
Seif Al Islam Khadafi culpou africanos, egípcios e
imigrantes ilegais pelo caos na Líbia (Foto: AFP)
Um grande edifício público estava em chamas na capital nesta segunda-feira, informou um repórter da agência de notícias Reuters. O prédio é o local onde o Congresso Geral do Povo, ou Parlamento, se reúne em Trípoli.
Na noite deste domingo, o filho Seif Al Islam Khadafi falou na TV sobre a série de protestos contra o governo de seu pai e disse que "a Líbia não é o Egito nem a Tunísia". Ele também afirmou que a imprensa "exagera no número de mortos" e que "a revolução feita por meio do Facebook foi criada por pessoas fora do país". Segundo ele, a “Líbia é feita de tribos, clãs e lealdade. Vai haver guerra civil."
"Muammar Khadafi não é Mubarak, não é Ben Ali. É um líder do povo", afirmou durante o discurso. "Meu pai está no poder e temos muitos que nos apoiam. Não deixaremos a Líbia, lutaremos até o último homem."
Al Islam disse que existe um movimento de oposição separatista que ameaça a união da Líbia como país. "Não irão nos separar. A Líbia tem petróleo. É isso que nos unifica", disse. Ele atribui o número de mortes à falta de preparo e treinamento do exército líbio para conter manifestações públicas e à histeria coletiva do povo, que quis enfrentar o exército. No discurso, ele confirmou que 84 pessoas foram mortas em na cidade de Benghazi.
Ele afirma que a imprensa exagera no número de mortos e sobre o que ocorre nas ruas. "Querem comparar o que acontece na Líbia com o que aconteceu em outros países recentemente. São grupos formados por sindicatos, partidos políticos e grupos islâmicos que estão por trás da violência. Sabemos o que desejam, que é separar a Líbia".
O filho de Khadafi disse também que estes partidos usaram árabes, africanos e imigrantes ilegais para espalhar o caos nas ruas. "Radicais islâmicos querem criar um emirado islâmico em Al-Bayda.Se a Líbia se partir, ela vai se dividir em pequenos emirados, o que nos levaria de volta ao que existia há 60, 70 anos".
Al Islam reiterou que não quer uma guerra civil. “Estamos diante de uma grande prova. Somos todos iguais neste momento, até mesmo os vândalos nas ruas. Todos temos armas. Se entrarmos em guerra, nos mataremos na rua e a Líbia cairá”. Ele disse, também, que o "Ocidente não permitirá que os protestos, o terrorismo e a violência tenham impacto no petróleo".
Imagens mostram tentativa de assalto a ex-árbitro em SP
Oscar Roberto Godói levou três tiros na quarta-feira (16) em Perdizes.
Ele continua internado na UTI do Hospital das Clínicas, em estado estável.
A polícia recebeu novas imagens de um circuito de segurança que mostram o momento em que o ex-árbitro Oscar Roberto Godói levou três tiros. Ele sofreu uma tentativa de assalto na quarta-feira (16) ao chegar ao prédio de um amigo em Perdizes, na Zona Oeste de São Paulo. Godói continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas. Segundo os médicos, ele está consciente e o estado é estável.
A câmera fica em frente ao prédio onde aconteceu o crime. Oscar Roberto Godói estava chegando para um jantar. Um homem de camisa branca anda pela calçada e aborda o ex-árbrito. Na cena, ele apareceu fugindo do local. Depois, pessoas que estavam na rua se aproximam para ver o que aconteceu. A polícia e os carros de resgate chegam. O ferido é levado em uma maca para a ambulância.
Na sexta-feira (18), a polícia divulgou o retrato falado do suspeito de ter atirado. Ele tem aproximadamente 30 anos, é moreno claro, magro, tem cabelos e olhos castanhos e mede cerca de 1,70 metro. Para a polícia, a principal hipótese é que tenha sido uma tentativa de assalto. Se você tiver alguma informação pode ligar para o Disque-Denúncia. O número é o 181.
Cerca de 40 policiais ocupam o Aglomerado da Serra, em BH
Segundo polícia, três ônibus foram incendiados na região.
Moradores se revoltaram após a morte de duas pessoas.
Cerca de 40 policiais militares ocupam nesta segunda-feira (21) o Aglomerado da Serra, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. De acordo com a Polícia Militar (PM), não houve confrontos na madrugada e na manhã desta segunda-feira. Ainda segundo a PM, três ônibus foram incendiados na região. Desde sábado (19), um clima de revolta e confusão tomou conta do morro depois que dois homens foram mortos pela PM.
Confronto
A Polícia Militar (PM) invadiu, na noite deste domingo (20), por volta das 20h30, o Aglomerado da Serra. Os moradores das vilas receberam os militares a pedradas, como forma de expulsá-los do local. Policiais da Tropa de Choque também chegaram e ocuparam o morro. Tiros de bala de borracha foram disparados e algumas pessoas ficaram feridas. Também houve explosões de bombas de efeito moral. Neste sábado (19) dois foram incendiados.
Enterro
Centenas de pessoas foram ao Cemitério da Saudade, neste domingo (20), na Região Leste da capital, para acompanhar os enterros. Um clima de comoção tomou conta dos amigos e parentes, que pediram por justiça.
Segunda etapa de inscrições no ProUni começa nesta segunda-feira
Prazo vai até quinta-feira (24).
Primeira chamada será divulgada em 27 de fevereiro.
A segunda etapa de inscrições para as bolsas do primeiro semestre de 2011 do Programa Universidade para Todos (ProUni) começa nesta segunda-feira (21) e vai até quinta-feira (24). Há bolsas de estudo integrais e parciais, de 50% do valor da mensalidade, em instituições de educação superior privadas. O Ministério da Educação não divulgou o horário exato da abertura das inscrições.
Os candidatos que se inscreveram na primeira etapa e não foram pré-selecionados, ou aqueles que foram pré-selecionados para cursos em que não houve formação de turma, podem se candidatar novamente, segundo o Ministério da Educação. Estudantes que não se inscreveram na primeira etapa também podem participar. Aqueles que conseguiram bolsa na primeira etapa de inscrições não poderão participar agora.
Na inscrição, o estudante pode escolher até três opções de cursos e instituições. Para concorrer, os candidatos devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010, ter atingido no mínimo 400 pontos na média das cinco notas do exame (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e a redação) e ter nota superior a zero na redação.
As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet no site do programa. Os candidatos deverão informar seu número de inscrição e senha no Enem 2010 e o CPF.
A primeira chamada será divulgada em 27 de fevereiro e a comprovação dos documentos necessários deverá ser feita até 4 de março. No caso de ainda existirem bolsas disponíveis, será feita uma segunda chamada no dia 13 de março.
Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. Além de ter feito o Enem 2010 e ter alcançado a pontuação mínima, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública, ou em escola particular na condição de bolsista integral.
Professores da rede pública de ensino básico que concorrem à bolsa em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola.
Concursos com inscrições abertas reúnem 26 mil vagas
Cargos são de todos os níveis de escolaridade.
Salário chega a R$ 21.766,15 no TRT de Campinas.
Pelo menos 73 concursos públicos em todo o país estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (21) e reúnem 26.039 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade.
O salário chega a R$ 21.766,15, no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas).
Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva, ou seja, os aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.
Os órgãos que abrem inscrições nesta segunda para 1.210 vagas são os seguintes: Prefeitura de Blumenau (SC), Prefeitura de Caieiras (SP), Prefeitura de Chapecó (SC), Prefeitura de Mathias Lobato (MG), Prefeitura de Pirapemas (MA), Prefeitura de Umbuzeiro (PB) e Prefeitura de Vargem Alta (ES).
Verifique abaixo os concursos públicos e oportunidades de emprego com inscrições abertas ou cujas vagas foram autorizadas e aguardam publicação de edital.
Jovem morre ao cair de trio elétrico de bloco na Zona Sul do Rio
Foliã de 21 anos se desequilibrou e bateu com a cabeça no chão, diz bloco.
Cinegrafista amador flagrou o momento da queda na orla de Copacabana.
Uma jovem de 21 anos morreu na tarde deste domingo (20) ao cair do trio elétrico de um bloco de rua em Copacabana, na Zona Sul do Rio. De acordo com a assessoria do bloco "Ensaio Geral", o trio elétrico passava pela Avenida Atlântica, na altura do Hotel Copacabana Palace, por volta das 15h20, quando a foliã se desequilibrou e caiu do alto do trio, batendo com a cabeça no chão.
Ela sofreu afundamento de crânio e chegou ao Hospital Miguel Couto com parada cardíaca. Os médicos ainda tentaram reanimá-la, mas a jovem não resistiu aos ferimentos.
A jovem e outras pessoas que estavam no alto do trio elétrico se abaixaram para desviar de um fio, mas ela acabou se desequilibrando e despencou de uma altura de aproximadamente 4 metros. A cena foi registrada por um cinegrafista amador e o vídeo que mostra o momento da queda foi divulgado pelo Fantástico.
O "Ensaio Geral" é a versão carioca do bloco "Alerta Geral", de Salvador, na Bahia, que há mais de 15 anos sai no carnaval baiano tocando samba. De acordo com assessoria, esse foi o primeiro desfile no Rio de Janeiro do bloco "Ensaio Geral", que tinha iniciado o percurso no Posto 6 e seguia em direção ao Leme, onde encerraria a folia na Avenida Princesa Isabel. Mas o trajeto do bloco foi interrompido assim que o incidente ocorreu.
Imagens do dia - 21 de fevereiro de 2011
Mundo esportivo
Turistas encontram 107 baleias-piloto encalhadas na Nova Zelândia
Animais estavam em praia da ilha de Stewart, no sul do país.
Autoridades sacrificaram as últimas baleias vivas.
Imagem mostra o grupo de 107 baleias-piloto encontradas por dois turistas em uma praia da ilha de Stewart, no sul da Nova Zelândia. Segundo o Departamento de Conservação, foi tomada a decisão de sacrificar as últimas baleias ainda vivas, pois não daria tempo de devolvê-las ao mar.
Roth mantém time com três volantes contra o Jaguares
Treinador repetirá escalação do empate por 1 a 1 com o Emelec no jogo da próxima quarta-feira
Por Alexandre AlliattiPorto Alegre
Bolatti acompanha Wilson Matias e Guiñazu no trio
de volantes do Inter (Foto: AFP)
Novo jogo, mesmo time. O técnico Celso Roth manterá, no segundo compromisso colorado na Libertadores, a escalação da estreia. O sistema de três volantes, usado no empate por 1 a 1 com o Emelec, será repetido contra o Jaguares, às 21h50m de quarta-feira, no Beira-Rio. Wilson Matias e Bolatti atuarão juntos, permitindo mais liberdade para Guiñazu auxiliar os criadores.
Neste domingo, em treinamento no gramado suplementar do Beira-Rio, Celso Roth alinhou os 11 titulares. Formou o time com Lauro, Nei, Índio, Sorondo e Kleber; Wilson Matias, Bolatti, Guiñazu e D’Alessandro; Zé Roberto e Leandro Damião. A repetição do time era uma tendência desde minutos depois do jogo no Equador.
É que o rendimento em Guaiaquil satisfez tanto o técnico Celso Roth quanto a diretoria. O vice-presidente de futebol do Inter, Roberto Siegmann, chegou a apontar o esquema como modelo para o restante da Libertadores.
- Ele não é defensivo. Ele é seguro – disse o dirigente.
Boa parte da torcida, porém, não gostou. E passou a realimentar a velha conversa de Celso Roth ser retranqueiro. O pedido dos colorados, em geral, é pela entrada de Bolatti no lugar de Wilson Matias, não de Tinga – que sente dores no tendão de Aquiles. Mas a visão no clube é outra.
O entendimento de Roth e da diretoria é que a união de Matias e Bolatti solidifica o sistema defensivo, frágil quando Guiñazu é o segundo volante. E que, com isso, o Cholo ganha força ofensiva. Além disso, raciocinam eles, cresce o futebol de Matias, mais seguro com a presença de outro volante de marcação a seu lado.
Mesmo com o sistema mantido, a equipe passará por mudanças técnicas. Assim que Bolívar estiver recuperado de lesão no joelho, voltará ao time – deve acontecer na terceira rodada, em 16 de março, contra o Jorge Wilstermann, da Bolívia. Cavenaghi é outro que em breve deve conquistar uma posição na equipe.
Com novo herói no gol, Fla bate o Botafogo nos pênaltis e vai à final
Após empate no tempo normal, Felipe defende duas cobranças na decisão por pênaltis e classifica o Rubro-Negro para decisão da Taça Guanabara
Jogadores do Flamengo comemoram o gol de
Ronaldo Angelim (Foto: VIPCOMM)
Foi mais um Flamengo x Botafogo típico, isso se o retrospecto mais recente for levado em consideração: emoção, nervosismo, gols, heróis, vilões, empate no tempo normal, pênaltis e, no fim, mais um goleiro saindo como herói. O destaque dessa vez foi rubro-negro: Felipe defendeu as cobranças de Somália e Everton e garantiu a vitória por 3 a 1 na semifinal da Taça Guanabara. A lembrança de Bruno foi inevitável. O goleiro, preso desde o ano passado acusado por assassinato, foi o herói na conquista dos Cariocas de 2007 e 2009, defendendo duas cobranças em cada uma das decisões - e contra o mesmo Botafogo.
Curiosamente, os pênaltis também decidiram o título no ano passado, mas a favor do Alvinegro e no tempo normal: Herrera e Loco Abreu converteram suas cobranças, e Jefferson defendeu uma de Adriano, quando a partida estava 2 a 1. O placar rendeu ao Bota o título da Taça Rio e, como já havia conquistado a Taça Guanabara, a equipe foi campeã carioca.
O Flamengo agora disputa a decisão da Taça Guanabara contra o Boavista, que eliminou o Fluminense, também nos pênaltis. A partida será disputada no próximo domingo, às 16h (de Brasília), no Engenhão.
Ronaldo Angelim coloca o Flamengo em vantagem
Como todo clássico bem disputado, este começou cheio de nervosismo e lances ríspidos. Logo no início, Willians e Herrera se desentenderam, levaram o amarelo e deram uma amostra da batalha que os times travariam em campo. Se sobrava disposição, faltavam boas tramas de ataque. A aposta das equipes era levantar bolas na área. O Botafogo chegou a assustar em cabeçada de Márcio Rosário após escanteio cobrado por Alessandro, mas foi o Flamengo que mostrou eficiência. Aos 14 minutos, Thiago Neves, também em uma batida de escanteio, colocou na medida para Ronaldo Angelim, que subiu mais do que os zagueiros e mandou no cantinho direito de Jefferson: 1 a 0.
Ainda sob o efeito do gol, o Alvinegro viu o Fla criar outra boa chance com Thiago Neves. O camisa 7 chutou forte da entrada da área, e Jefferson defendeu. O Glorioso só voltou a dar o ar de sua graça aos 29 minutos. Dentro da área, Loco Abreu ajeitou de cabeça para Márcio Azevedo, que emendou uma linda bicicleta. A bola foi na direção do gol, mas Felipe fez a defesa.
Com muita movimentação dos seus homens de frente, o Flamengo jogava melhor do que o Botafogo, que tinha dificuldade para impedir os avanços do adversário. Antes do fim da primeira etapa, o Rubro-Negro ainda criou duas boas oportunidades de ampliar. Primeiro, Deivid serviu Léo Moura dentro da área, e o lateral emendou uma bomba. A bola, entretanto, subiu demais. Depois, aos 42 minutos, um dos lances mais bonitos do jogo. Ronaldinho lançou Fernando em profundidade, o volante impediu que a bola saísse pela linha de fundo e cruzou para Thiago Neves. O meia mandou de cabeça, e Jefferson voou para fazer uma defesa espetacular. O goleiro mereceu até os cumprimentos do camisa 10 do Fla.
Bota retorna melhor e empata com Loco Abreu
Na volta do vestiário, Joel Santana resolveu fazer uma mudança para deixar o time mais forte na parte ofensiva: tirou Márcio Azevedo e colocou o ex-flamenguista Everton. A alteração surtiu efeito rapidamente. Logo nos primeiros minutos, o Botafogo fez pressão em cima do adversário. Herrera ajeitou para Loco Abreu, que chutou no cantinho e obrigou Felipe a se esticar todo para defender. Era um ensaio. Aos três minutos, Alessandro rolou para o uruguaio. A zaga errou na linha de impedimento, e Loco, dentro da área, chutou de perna direita e empatou.
O atacante infernizava a vida dos defensores rubro-negros. Após cruzamento da esquerda feito por Everton, Loco Abreu deu uma ótima cabeçada, e Felipe fez ótima defesa. Vendo o crescimento do Bota, Luxemburgo também resolveu mexer. Colocou Negueba no lugar de Deivid, e o Flamengo melhorou. Logo de cara, o jovem atacante fez duas grandes jogadas pela direita, em cima de Arévalo, e levou perigo para o gol de Jefferson. Foi o suficiente para acordar novamente a torcida rubro-negra.
Ronaldinho Gaúcho também despertou. Após bola levantada na área, o camisa 10 de livrou de Somália só no domínio e chutou de perna direita. Jefferson se esticou todo e desviou a bola, que entraria no cantinho. Do lado alvinegro, quem chegou perto foi Everton, que, aos 31 minutos, chutou cruzado da entrada da área. A bola passou rente à trave esquerda de Felipe.
Já perto do fim da partida, os botafoguenses reclamaram de um pênalti que teria sido cometido por Renato ao colocar a mão na bola dentro da área. O árbitro entendeu que o jogador do Fla não teve a intenção. Os times tentaram a classificação no tempo normal até o fim, mas a decisão de quem ia para a final foi mesmo para os pênaltis.
E surgiu um novo candidato a ídolo na Gávea. Mas, na primeira cobrança, Felipe não alcançou o chute de Márcio Rosário. Jefferson até chegou até a bola de Léo Moura, mas deu azar e não conseguiu evitar o empate. Começava então a epopeia do camisa 1 rubro-negro, que defendeu a cobrança de Everton. Na sequencia, Renato fez 2 a 1 para o Fla.
Felipe mais uma vez parou o Botafogo, agora na batida de Somália. Fernando fez o terceiro para o Fla. Com mais duas cobranças pela frente, o time de Joel Santana não poderia desperdiçar nenhuma. Renato Cajá cobrou e deslocou Felipe, mas a bola saiu. Era a senha para a festa rubro-negra.
Com a benção de Ronaldo, Timão vence o Santos e é o único invicto
Fenômeno vai ao Pacaembu receber homenagem e vê ex-equipe bater o rival por 3 a 1. Fábio Santos marca dois e Liedson, herdeiro da 9, faz golaço
por Carlos Augusto Ferrari e Julyana Travaglia
No adeus de Ronaldo, homenageado no gramado e ovacionado pela torcida, o Corinthians revelou um novo artilheiro, agora na lateral esquerda. Fábio Santos, tão criticado pela má exibição na eliminação na Taça Libertadores diante do Tolima-COL, redimiu-se parcialmente ao marcar dois gols na vitória por 3 a 1 no clássico contra o Santos, neste domingo. Liedson, sempre impiedoso no Pacaembu, e Elano fizeram outros dois golaços. Curiosamente, o resultado também parece apontar que o time do Parque São Jorge não sentirá tanta falta de seus 'galácticos', já que os gols foram assinalados exatamente por seus substitutos. O Timão é o único invicto do Campeonato Paulista, mas permanece na terceira posição, pois o Mirassol derrotou o Linense por 2 a 0.
Antes da partida, o Fenômeno levou a Fiel ao delírio. Desta vez, sem seus gols. O ídolo disse adeus aos torcedores com uma volta olímpica no campo, acompanhado pelos filhos Alex e Ronald. Em seguida, recebeu uma placa das mãos do presidente Andrés Sanches pelos serviços prestados ao clube durante dois anos e dois meses, período em que conquistou um Paulista e uma Copa do Brasil.
Quando a bola rolou, quem brilhou foi Fábio Santos. Primeiro, ao acertar no ângulo um lindo chute em cobrança de falta da intermediária. Elano empatou em um míssil do mesmo nível, mas o dia era do lateral. Na etapa final, cobrando pênalti sofrido por Dentinho, pôs o Corinthians novamente na frente. Liedson, com um belo toque de cobertura, fez o terceiro já no fim. O Timão está agora em terceiro lugar, com 19 pontos, um abaixo do líder Palmeiras. No próximo sábado, recebe o Grêmio Prudente, às 19h30m, no Pacaembu.
O Santos foi ultrapassado por Mirassol, Corinthians e São Paulo, caindo para a quinta colocação, com 18 pontos. Neymar esteve muito distante das atuações brilhantes que já teve e pouco fez pelo time, que volta a campo no sábado, para pegar o São Bernardo, às 18h30m, na Vila Belmiro.
Ronaldo dá volta olímpica no Pacaembu com os filhos Ronald e Alex (Foto: Agência Estado)
Primeiro tempo de golaços no Pacaembu
A expectativa de um clássico ofensivo e de muitas oportunidades de gol durou até o apito inicial do árbitro. Liedson e Neymar, esperanças de Corinthians e Santos pelos ótimos momentos que vivem, tiveram um primeiro tempo apagado em que prevaleceu a pontaria afiada de Fábio Santos e Elano para superarem os goleiros.
Tite manteve a formação com três meias e apenas Liedson avançado, mas trocou peças depois de atuações ruins de Danilo e Ramírez. Dentinho deu mais velocidade pelo lado direito, enquanto Morais organizou a armação. O baixinho, aliás, foi o destaque corintiano na primeira etapa. Com boa movimentação e visão de jogo, abriu a entrada da área rival, fundamental para que o primeiro gol saísse.
O Santos sofreu para segurar a bola no ataque. Neymar esteve longe de seus melhores dias, Diogo sumiu entre os zagueiros, e Róbson errou a maioria dos passes. Mesmo assim, o time teve a primeira boa chance, aos 17 minutos, com Durval cabeceando livre para fora depois de cobrança de falta de Elano.
O espaço dado pelo Santos em sua intermediária defensiva logo foi aproveitado pelo Corinthians. O time do litoral abusou das faltas próximas à área. Mas foi em uma infração cometida na intermediária que o time foi castigado com um golaço de Fábio Santos, aos 23. O lateral-esquerdo, que voltou ao time na vaga de Marcelo Oliveira, cobrou com perfeição, no ângulo esquerdo de Rafael.
A desvantagem fez o Santos acordar e jogar com mais velocidade. Diogo, aos 32 minutos, assustou Julio Cesar ao arriscar de fora da área. A igualdade veio dos pés de Elano, aos 40. Mais próximo dos atacantes, ele recebeu a bola pouco antes da meia-lua e soltou um foguete no ângulo esquerdo do goleiro corintiano.
Fábio Santos: de questionado a herói
Debaixo de um temporal, o Santos iniciou o segundo tempo mais veloz e tentando encurralar o Corinthians na defesa. Elano, aos quatro minutos, teve boa chance dentro da área, mas Julio Cesar voou no ângulo esquerdo e espalmou para escanteio.
Aos poucos, o Corinthians equilibrou a partida novamente. Dentinho passou a atuar nas costas de Danilo e conseguiu espaços por lá. Aos 15, ele fez bela jogada individual, invadiu a área e foi derrubado por Adriano. Na cobrança do pênalti, Fábio Santos acertou o canto esquerdo de Rafael, indefensável: 2 a 1.
Adilson tentou dar mais mobilidade ao ataque santista com a entrada de Maikon Leite na vaga de Róbson. A alteração, entretanto, pouco efeito surtiu. Tite recuou suas peças, deixando apenas Liedson no ataque, e embolou o campo de marcação. Pior para o Peixe. Neymar, assim como no primeiro tempo, nada criou.
Adilson arriscou tudo ao colocar Zé Eduardo na vaga de Danilo. O Santos tentou pressionar nos minutos finais, mas parecia conformado com a derrota. Mas ainda havia tempo para o Corinthians fazer outro. Aos 41, Ralf roubou a bola de Diogo e lançou Liedson com precisão. O Levezinho arrancou e, na saída do goleiro, tocou por cobertura. Um gol fenomenal.
Ronaldo se emociona ao participar de quadro no Domingão do Faustão
O Fenômeno foi surpreendido com depoimentos, brincou com os filhos e falou sobre aposentadoria, lado empresarial e desejo de voltar ao Haiti
Por GLOBOESPORTE.COMSão Paulo
Uma semana após anunciar sua aposentadoria, Ronaldo participou do quadro "Arquivo Confidencial" no "Domingão do Faustão" deste domingo. Acompanhado dos filhos Ronald e Alex, o Fenômeno sorriu e se emocionou ao relembrar histórias de sua carreira e principalmente ao falar sobre o caso de um menino com uma grave doença, mas que teve breve melhora ao conhecê-lo. Ele também segurou as lágrimas ao falar sobre o Rei Pelé e ao relembrar a visita marcante que fez ao Haiti com a Seleção Brasileira. O craque foi surpreendido com depoimentos em vídeo de outros grandes ídolos que também são seus fãs como o próprio Pelé, além do tenista Rafael Nadal e de Messi, eleito o melhor futebolista do mundo pela Fifa. Confira os principais trechos do quadro.
Confira a página do Domingão do Faustão
Ronaldo participa do "Domingão do Faustão" com os filhos (Foto: Marcos Guerra / Globoesporte.com)
Aposentadoria
“Essa foi a decisão mais dura da minha vida. Eu estava jogando há 18 anos e não foi nada fácil.”
Obras para a Copa do Mundo de 2014
“Todo mundo fica preocupado com o cronograma de obras. Acho que todo mundo passa por isso na sua casa também... Eu tenho certeza que o Governo Federal, o Estadual, todos estão dando prioridade absoluta para isso. Com o jeitinho brasileiro vai estar tudo pronto. A população também tem de cobrar isso. Acho que todo tipo de cobrança é bom.”
Elogios do Pelé
“Eu agradeço ao Pelé (pelos elogios). Queria ter visto você jogar para saber o quão grande você foi. É uma honra ouvir suas palavras e ensinamentos.”
Jogo da Paz no Haiti e promessa de retorno
“Espero voltar lá em um mês. É uma realidade totalmente diferente, você passa e vê as pessoas tomando banho nas valas... Nada importa quando tenho tempo para fazer esse tipo de coisa.”
Visita a um garoto com leucemia
“Não dá para explicar como eu fui culpado, ou melhor, o protagonista para prolongar a vida desse garoto por mais dois anos. O futebol faz tudo.”
Ronaldo ídolo da Madonna
“Essa foto foi no museu de cera (foto do ator Bruno de Luca com uma estátua da cantora). Mas é verdade (que a Madonna deixou tudo para falar com Ronaldo em um encontro na entrada de um hotel). O Bruno (de Luca) é um dos amigos mais divertidos que tenho e fui com ele no hotel para tirar uma foto com a Madonna.”
Ronaldo e Faustão rindo durante o programa
(Foto: Marcos Guerra /GLOBOESPORTE.COM)
Amigos na Espanha (ele comenta uma foto ao lado de Rafael Nadal, ainda criança)
“Essa foto aí foi quando o Nadal ainda era pequeno, o tio dele o levou para tirar uma foto comigo e depois ele veio se tornar o campeão que é hoje. Eu também fui jogar pingue-pongue com o Messi e vou contar que ele é melhor no pingue-pongue do que com a bola no pé. O cara parece um coreano jogando (risos).”
Ronaldo empresário: ideia foi sugerida aos sócios por Faustão
"A empresa (9ine) surgiu em um jantar, em uma pizza, lá na sua casa, Fausto. Você que deu a ideia e esses dois doidos acreditaram. Já é um sucesso, mesmo antes de começar de fato. Vamos gerenciar a imagem de algumas atletas de alto nível. Vamos fazer alguns eventos na área do entretenimento e voltados para o futebol, buscando Copa do Mundo e Olimpíadas. Aproveitar que o Brasil é bola da vez."
Ronald faz perguntas ao pai. Alex começa a brincar no palco
"Eu planejei ter três filhos, mas aí veio essa surpresa do Japão (referindo-se ao filho Alex). Ele (Ronald) pergunta isso (o que Ronaldo pensou quando o viu pela primeira vez, quando o viu nascer) porque ele viu o DVD do nascimento dele e eu ficava focando no saquinho dele e dizia: calma, que isso vai crescer (risos)."
19/02/2011: Termina hoje o horário de verão, atrase seu relogio em 1 hora à meia noite.
Governadores do NE terão que negociar cortes no orçamento. Dilma vai se encontrar com os representantes de estado nesta segunda-feira.
Mega sena sorteia hoje 5 milhões de reais.
Internet é cortada na Líbia.
Professor de matemática é suspeito de apologia ao crime. As questões continham tráfego de drogas e uso de armas. Também havia questões que continham temas como prisão. O professor alega que só repassava as questões porque elas estavam incluidas em um plano de ensino postado em um site.
Argentina isenta Brasil de limite de imposto às importações
MPE pede cassação de Tião Viana
Jovem morta tinha marcado o casamento
20/02/2011: Acabou o horário de verão, atrase seu relógio! Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste aderiram à mudança.
Itamaraty prepara retirada de brasileiros de cidade na Líbia
123 brasileiros estão na cidade de Benghazi, foco de agitação política.
Embaixador brasileiro está na cidade para agilizar vistos de saída.
O governo brasileiro vai auxiliar na retirada de brasileiros que estão na cidade de Benghazi, um dos principais focos de protesto contra o governo da Líbia. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, 123 brasileiros estão na cidade. O embaixador brasileiro na Líbia, George Ney de Souza Fernandes, chegou a Benghazi neste sábado (19) e já conversou com representantes de brasileiros que moram na região. Parte dos brasileiros já expressou a intenção de ficar na cidade.
A partir de agora, a meta do governo é agilizar, junto ao governo local, o visto de saída do país, necessário para que os brasileiros possam deixar a Líbia. Segundo cálculos não-oficiais, os confrontos entre forças de segurança e opositores do regime deixaram até 84 mortos no país norte-africano.
De acordo com o Itamaraty, a maior parte dos brasileiros que está na cidade, a segunda maior do país, são trabalhadores da empresa Queiroz Galvão, que desenvolve obras na região. Alguns estão com familiares, incluindo crianças. De acordo com o Itamaraty, a empresa ficou responsável por fretar um avião para a retirada de cem pessoas da região, incluindo funcionários de outras nacionalidades. A chegada da aeronave em Trípoli é esperada para este domingo (20). Até o fechamento desta reportagem, o G1 não havia conseguido falar com os representantes da empresa.
De Benghazi, os brasileiros serão levados para a capital do país, Trípoli. Segundo o Itamaraty, eles só poderão deixar o país quando tiverem o visto de saída autorizado pelo governo da Líbia. A negociação já começou a ser feita pelo embaixador brasileiro, mas ainda não há prazo para a chegada do voo ao Brasil.
Ainda segundo o Itamaraty, outros 64 funcionários da empresa Odebrecht já teriam deixado Benghazi com destino à capital do país. O governo também não informou quando eles devem chegar ao Brasil.
Mega-Sena acumula e pode pagar prêmio de R$ 23 milhões
74 apostas acertaram cinco números e cada uma vai receber R$ 21.208,42.
5.240 apostas acertaram quatro números e cada uma receberá R$ 427,86.
Nenhum apostador acertou as seis dezenas sorteadas pela Caixa Econômica Federal (CEF), neste sábado (19), pelo concurso 1.259 da Mega-Sena.
Confira os números sorteados: 04 - 06 - 39 - 46 - 54 - 58.
Segundo a Caixa, 74 apostas acertaram cinco números e cada uma vai receber R$ 21.208,42. Outras 5.240 apostas acertaram quatro números e cada uma receberá R$ 427,86.
De acordo com a Caixa, o prêmio acumulado para o próximo concurso, a ser realizado no dia 23 de fevereiro, é de R$ 23 milhões.
Professora recebe voz de prisão após polícia confundir rapadura com droga
Angélica Batista viajava de ônibus com destino a Ourinhos, no interior de SP.
Policiais tinham recebido denúncia de que uma mulher viajava com drogas.
Um tablete de rapadura gerou confusão nesta sexta-feira (18), durante operação policial em Ourinhos, a 378 km de São Paulo. Com informações de que uma mulher iria transportar drogas de São Paulo até a cidade em um ônibus, policiais civis revistaram vários veículos em uma base da Polícia Rodoviária de Santa Cruz do Rio Pardo.
Em um dos ônibus parados durante a operação, eles encontraram um suposto entorpecente dentro da bolsa da professora Angélica Jesus Batista. A polícia deu voz de prisão ainda dentro do veículo. A mulher chegou a ser algemada.
Segundo Angélica, a policial que a abordou disse que era muita droga e a algemou na frente de todo mundo, enquanto ela era retirada do ônibus. Depois, constatou-se o engano. O que os policiais pensavam ser crack era, na verdade, um tablete de rapadura que a professora levava de presente. Em seguida, a professora foi liberada.
Angélica registrou boletim de ocorrência por constrangimento. Uma outra mulher foi presa horas depois em outro ônibus por suspeita de carregar 2kg de crack. O delegado seccional de Ourinhos Amarildo Aparecido Leal disse que os policiais usaram o procedimento padrão diante da situação, mas que, mesmo assim, o caso será investigado.
Ronaldo pede desculpas à torcida do Fla por não ter jogado pelo clube
No Caldeirão do Huck, Fenômeno lamenta falta de 'convite' para atuar no Flamengo. Mas destaca que jogar no Corinthians 'mudou' sua vida
Ronaldo sempre declarou que era torcedor do Flamengo. Mas a sua contratação pelo Corinthians, após um período de treinamentos na Gávea, abalou a sua relação com os rubro-negros. Cinco dias depois de anunciar a aposentadoria do futebol, o Fenômeno, em entrevista ao apresentador Luciano Huck, pediu desculpas aos torcedores do clube carioca por não ter defendido o Rubro-Negro.
- Em relação à torcida do Flamengo, peço desculpas porque não tive a chance, não tive o convite, não tivemos o projeto para evoluir (em uma contratação). Para mim, por ter sido flamenguista desde criança, foi uma pena - disse ao "Caldeirão do Huck".
Confira no vídeo acima a entrevista de Ronaldo
Mas o agora ex-jogador disse que a falta de acordo com o Flamengo acabou permitindo um fato que disse ter mudado a sua "vida".
- Após esse acontecimento veio outro que foi conhecer o Corinthians, conhecer São Paulo. Que mudou a minha vida. Sou muito feliz em São Paulo. Sou muito grato ao Corinthians por ter aberto as portas para mim, ter feito um projeto incrível acontecer, que deu certo - afirmou.
Veja mais vídeos no site do Caldeirão do Huck
Após experiência na Copa, Arévalo se diz pronto para anular Ronaldinho
Uruguaio lembra duelo com outros craques no Mundial e se motivado por disputar mais um clássico, desta vez no Brasil
Com a ausência de Marcelo Mattos, deverá ser de Arévalo a missão de parar Ronaldinho Gaúcho na partida deste domingo, pela semifinal da Taça Guanabara. Será a primeira vez que o volante enfrentará o camisa 10 do Flamengo. No entanto, acompanhar craques de perto não chega a ser novidade para o uruguaio, titular da seleção que ficou em quarto lugar na última Copa do Mundo. Assim, ele mostra ter a receita para anular a principal peça do adversário.
- No Mundial atuei contra jogadores de qualidade e fui bem. O principal é estar tranquilo e não deixar que ele tenha facilidade para se movimentar. É importante saber o momento certo para tirar a bola dele - disse Arévalo, que garante nunca ter levado um cartão vermelho em 12 anos de carreira profissional.
Será a primeira vez contra Ronaldinho e também a estreia de Arévalo no clássico contra o Flamengo. Mesmo em pouco tempo de Botafogo, Arévalo garante ter a consciência do que representa o clássico deste domingo. Acostumado a participar de grandes rivalidades no Uruguai e no México, o jogador se mostra motivado por viver a nova experiência.
- A semana de clássico é sempre especial. Já disputei muitos e pude sentir que aqui a rivalidade também é muito grande. É a partida em que qualquer jogador quer estar, e é preciso fazer o melhor possível. Por ser uma decisão, se trata de um duelo ainda mais importante, e espero que o Botafogo conquiste a vitória.
Joaninha fica em 1º na eliminatória da Copa Brasil de Motocross Estilo Livre
Favorito ao quinto título seguido na competição, piloto faz boa série e vai à final com 18,5 pontos a mais que Marcelo Simões, o segundo colocado na etapa
Carregando o peso dos últimos quatro títulos da competição, Gilmar Flores, o Joaninha, literalmente voou na rampa montada nas areias da Praia do Pepê, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. O piloto somou 385 pontos nas duas voltas classificatórias e vai com folga para a final da décima edição da competição, que acontece no domingo, às 10h, com transmissão ao vivo no Esporte Espetacular. Marcelo Simões foi o segundo, com 366,5 pontos, seguido por Derek Burlew (334,4 pontos) e Sebastian `Tatan` Mejía (325 pontos). Pedro Nougalli e Jefferson Campacci, ambos com 324,6 pontos, completam os finalistas.
Na eliminatória, doze pilotos tiveram direito a duas voltas de 1m30s minutos com oito saltos em cada uma. Em sua primeira volta, Joaninha se atrapalhou em sua manobra preferida, o `back flip`, perdeu dois saltos e deixou a moto morrer. Na segunda volta, o piloto conseguiu fazer todos os saltos, executou o `backflip` com perfeição e saiu confiando na vaga para a final.
-Dá para classificar- disse o piloto, destacando que os outros competidores também cometeram erros em suas voltas.
Substituindo Jorge Negretti, Henrique "Zoio" Balestrini cometeu erros nas duas vezes que foi para a pista, não conseguiu se classificar, mas foi elogiado pelo ídolo, que viu de perto sua apresentação.
- Zoio deu show - disse Negretti após ver o jovem na pista.
Sobre a eliminação, o veterano foi enfático.
- Resultado a gente não discute, a gente respeita.
Em sua última competição antes da aposentadoria, Natan, de 43 anos, também não conseguiu se classificar para a final. O veterano participou de todas as edições da Copa Brasil, e disse que sai feliz com a sua última performance. Segundo ele, hoje foi o dia em que conseguiu seu melhor rendimento na pista. A eliminação aconteceu porque o nível dos competidores subiu muito.
- Fico contente, pois fiz parte dessa evolução do esporte no Brasil - disse o atleta.